DGS  otorrinolaringologia Dr. Décio Gomes de Souza

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

<Voltar para Orientações <Voltar para Temas Médicos Home

 

ORIENTAÇÕES PARA O PACIENTE COM ZUMBIDO


            O zumbido é a percepção de um som quando não há qualquer ruído presente. Pode parecer, por exemplo, como um chiado, apito, etc.

            É um sintoma muito freqüente já que 20% da população tem ou já teve algum zumbido. Pode ser causado por acúmulo de cerume nos ouvidos, presença de corpo estranho, exposição a ruídos intensos, traumas na cabeça e pescoço, ingestão de drogas, medicamentos ou substâncias tóxicas, infecções, alergias, problemas na articulação da mandíbula por alterações dentárias, tumor no nervo auditivo, otosclerose, problemas de tireóide, de pressão arterial ou vascularização, diabetes, afecções neurológicas, etc..

            O tratamento do zumbido vai depender da causa que tem que ser diagnosticada por um exame otorrinolaringológico e audiométrico. Ele pode ser eliminado, aliviado, ou controlado para que não piore. O tratamento pode ser feito com medicamentos, uso de aparelhos ou uso de técnicas para conviver melhor com o problema.

 

Lembrar que certas coisas pioram o zumbido:

              A ingestão de alguns alimentos, medicamentos ou drogas, o ruído ou o estresse podem piorar ou desencadear um zumbido. Fale com o seu médico para maior esclarecimento e verifique se você não se enquadra em uma dessas situações. Lembrar que o fumo é uma causa importante de piora do zumbido.

 

Evitar os seguintes alimentos :

  . cafeína e teofilina: café, chás escuros

  . refrigerantes à base de "cola" ou de corantes, chocolates.

  . anilinas: sucos artificiais, balas, gomas, gelatinas.

  . álcool: bebidas alcoólicas

 

 

 

 

Medicamentos e agentes químicos: muitos medicamentos e produtos químicos podem desencadear ou piorar o zumbido. Antes de iniciar um tratamento avise seu médico sobre o zumbido. Cuidado com a exposição a agentes químicos e metais pesados.

 

 

 Evitar o ruído intenso e/ou constante (usar protetores):

  . "walk-man", fones-de-ouvido, serras elétricas, secadores de cabelo, shows, danceterias, etc..

  . poluiçäo sonora: no ambiente de trabalho, nas grandes cidades, aparelhos de telefonia, etc..

 

 

Cuidado com o "stress" :

  . O zumbido causa "stress" e o "stress" causa zumbido podendo ser um ciclo vicioso. Terapias de relaxamento como yoga, meditação ou exercícios podem ajudar a reduzir o "stress".

 

ÍNDICE DO GRAU DE ZUMBIDO

Imprima o questionário abaixo (clique com o botão contrário do mouse na imagem), responda dando os valores segundo a tabela e leve na consulta.

Voltar ao topo

<Voltar para Orientações <Voltar para Temas Médicos Home