DGS  otorrinolaringologia Dr. Décio Gomes de Souza

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

<Voltar Home Avançar>

 

ORIENTAÇÕES PARA CIRURGIAS DE AMÍGDALAS / RONCO (UVULOPALATOPLASTIA)

  

  DIETA

  Dia da cirurgia

  - Alimentação líquida e fria (leite, sucos, vitaminas, achocolatados, sorvetes, gelatinas, iogurtes, yakult, mingaus, etc.)

 

  Segundo e terceiro dias

  - Dieta líquida, fria ou na temperatura ambiente - acrescentar caldos enriquecidos com carne, verdura e ovos (que podem ser liquefeitos no liquidificador)

 

  Quarto ao décimo dias

  - Dieta líquida e pastosa - sopas, massas, carnes macias e batata cozidas, feijão amassado, etc.

 

  Observação

  - Evitar neste período alimentos sólidos, principalmente pães secos, bolachas, biscoitos, pipoca, milho e frutas com casca como maçã e pêra

 

  INSTRUÇÕES GERAIS

  Higiene

  - A partir do 2o. dia bochechar e gargarejar pela manhã e à noite, com uma mistura de 1 colher de sopa de água oxigenada a 10 volumes para um copo de água fria. Os dentes podem ser escovados.

  Repouso

  - O operado deve estar tranqüilo, falar o mínimo necessário, não escarrar e receber poucas visitas. Nos primeiros dias é aconselhável o repouso no leito; nos demais dias permanecer em casa, evitando o calor do sol e também exercícios físicos.

  Dor

  - A dor é normal, ocorrendo na garganta e frequentemente também nos ouvidos, o que não deve ser causa de inquietação, pois são manifestações passageiras e sem importância. No caso, utilizar o analgésico indicado.

  Febre

  - A febre costuma ocorrer nos primeiros dias e também é normal, desde que não exceda a 38oC. Deve ser combatida com a medicação indicada e se não ceder e for além daquela marca, será necessário consultar o médico.

  Vômitos

  - Podem ocorrer, principalmente nas crianças, no dia da operação, constituídos de sangue (vômitos escuros). Se ocorrem em casa, terminado o vômito, fazer gargarejos, (como já foi indicado) e observar. Se depois de alguns gargarejos a água voltar limpa, nenhuma medida especial precisa ser tomada. Se, porém, os vômitos forem repetidos ou contínuos com sangue vivo, tomar as providências indicadas para o caso de hemorragia.

  Hemorragia

  - Só a hemorragia reclama atenção e imediatas providências.Se a quantidade de sangue for pequena fazer gargarejos (como já indicado) e observar. Após este tratamento, caso e hemorragia não passe ou aumente, procurar imediatamente o médico levando o paciente para hospital onde foi operado.

  Observação

  - É natural o aparecimento de uma placa esbranquiçada de cicatrização com odor forte na área operada que não deve ser confundida com infecção (não é pus !!).

Voltar ao topo

<Voltar Home Avançar>