Temas Alunos | Temas Pacientes | Home |
A2) FOSSAS NASAIS
A cavidade nasal é separada pelo septo nasal(1) em duas fossas nasais direita e esquerda que se iniciam nas narinas(2) e terminam nas coanas(3), que comunicam as fossas nasais com a rinofaringe.
As fossas nasais são cavidades de aproximadamente 7,5 cm de comprimento e 6 cm de altura no adulto, de formato aproximadamente trapezoidal, sendo revestidas na sua grande maioria por uma mucosa nasal de caráter respiratório (epitélio pseudo-estratificado cilíndrico ciliado com células caliciformes). Os cílios se encontram mergulhados numa fina camada de muco e a camada basal é ricamente vascularizada apresentando lagos cavernosos (tecido erétil) nos cornetos inferior e médio e algumas regiões do septo nasal.
Na porção superior apresenta uma mucosa diferenciada, a mucosa olfativa(4).
A porção anterior da fossa nasal é chamada de vestíbulo nasal(5) e é revestido por pele apresentando pêlos (vibrissas). Inicia-se na narina e termina na altura da borda livre da cartilagem lateral superior que forma um ângulo estreito com o septo nasal (válvula nasal).
As fossas nasais são formadas por quatro paredes :
1) inferior ou soalho nasal que se relaciona com a cavidade bucal.
2) superior ou abóbada que se relaciona com a fossa cerebral anterior.
3) medial ou septal formada pelos ossos lâmina perpendicular do etmóide(6), vômer(7), crista palatina(8), crista maxilar(9) e espinha nasal(10) e pela cartilagem quadrangular do septo(11).
4) lateral que se relaciona com os seios etmoidal e maxilar. Apresenta três saliências ósteo-mucosas que ampliam a área de contacto da mucosa com o ar, chamadas de cornetos inferior(12), médio(13) e superior(14) que delimitam espaços chamados respectivamente de meatos inferior, médio e superior. No meato inferior desemboca o óstio do ducto naso-lacrimal. No meato médio existe uma série de saliências e reentrâncias chamada de complexo óstio-meatal(15) onde desembocam os ostios dos seios frontal, maxilar e porção anterior do etmoidal. No meato superior desembocam os óstios da porção posterior do etmoidal e do esfenoidal.
Fossas nasais – corte coronal Septo nasal – parede medial da FN
Parede lateral da fossa nasal...............................Visão endoscópica da FN direita