DGS  otorrinolaringologia Dr. Décio Gomes de Souza
<Voltar para Apostilas <Voltar Home

A4d) LABIRINTO POSTERIOR (Vestibular)

                          É a porção vestibular do labirinto, formado pelo sáculo e utrículo dentro do vestíbulo e pelos e canais e ductos semicirculares. São as estruturas sensoriais periféricas do aparelho vestibular. Seus órgãos sensoriais são as máculas dentro dos sáculos e utrículos (quase perpendiculares entre si) e cristas ampolares dentro das ampolas dos ductos semicirculares. Suas células ciliadas fazem sinapse com terminações do nervo vestibular.

a) máculas (fig. 4d.1) : são formadas por células ciliadas sobre as quais existe uma membrana gelatinosa (membrana dos otólitos) que contém pequenos grânulos calcários (otólitos). São estimuladas por alterações da posição da cabeça (os otólitos deslocam os cílios para um lado ou outro produzindo uma hiperpolarização ou despolarização das células)

d2) cristas ampolares (fig. 4d.2): são formadas por células ciliadas mergulhadas em uma camada gelatinosa firme (cúpula) que se desloca dentro dos ductos semicirculares como resposta a movimentos giratórios da cabeça. Dependendo da posição da cabeça e sentido de direção do movimento algumas cristas são estimuladas e outras são inibidas. Essas diferenças de impulsos nervosos entre o lado direito e esquerdo são transmitidas pelas vias vestibulares para o SNC desencadeando os reflexos posturais.

                                     

Figura 4d.1– Mácula, membrana dos otólitos e otólitos       Figura 1d2 – Crista ampolar e cúpula

 

Voltar ao topo

<Voltar para Apostilas <Voltar Home