DGS  otorrinolaringologia Dr. Décio Gomes de Souza
<Voltar para Apostilas <Voltar Home

A4c) LABIRINTO ANTERIOR (Cóclea) – Fig. 4c

O canal e ducto cocleares formam a cóclea que também é chamada de labirinto anterior, com a função auditiva. A estrutura sensorial da audição é o órgão de Corti, que se localiza ao longo do ducto coclear e formado por células ciliadas que são excitadas com a vibração da perilinfa desencadeando estímulos nervosos.

A cóclea é formada pelo canal coclear que é um canal enrolado em torno de um eixo piramidal ósseo chamado modíolo por onde passam as terminações nervosas do nervo coclear. Tem a forma de um caracol com 2,5 voltas em torno do modíolo.

ducto coclear é formado ao longo do canal coclear por duas membranas (basilar e de Reissner) que se fixam da lâmina espiral à parede do canal coclear (ligamento espiral) dividindo-o em 3 rampas : rampa vestibular que se inicia no vestíbulo; rampa timpânica que termina na janela redonda; ducto coclear ou rampa média que contém o órgão de Corti. As rampas vestibular e timpânica se unem no ápice da cóclea por uma passagem chamada helicotrema e o ducto coclear termina em fundo cego. Na parede externa do ducto existe uma formação vascularizada (estria vascular) onde é produzida a endolinfa.

  

Cóclea e janelas oval e redonda

Figura 4c - Cóclea

 

                   O órgão de Corti (fig. 4c.1) é formado por fileiras de células ciliadas sensoriais que fazem sinapse com as terminações do nervo coclear e células de sustentação, ambas apoiadas ao longo da membrana basilar desde a base até o ápice. Existem duas fileiras de células ciliadas com cílios imóveis (estesiocílios) e um corpúsculo basal situado lateralmente ao modíolo. Estes 2 grupos estão separados por pilares fibrosos que formam o túnel de Corti. A fileira externa ao túnel é formada por 3 filas de células ciliadas dispostas em “W” que são chamadas de células ciliadas externas. As células ciliadas internassão formadas por uma fila de células ciliadas com disposição linear. Os cílios das células ciliadas externas estão levemente inseridos a uma membrana gelatinosa (membrana tectória) que se projeta da lâmina espiral óssea. Os cílios das células ciliadas internas não estão inseridas na membrana tectória e flutuam na endolinfa. As células ciliadas fazem sinapse com as terminações do nervo coclear cujos corpos do 1º neurônio se localizam no gânglio espiral dentro do modíolo.

  

Esquema do órgão de Corti e rampas              Células ciliadas à microscopia eletrônica

      

    

Órgão de Corti - esquema                              Célula ciliada interna - esquema          Órgão de Corti - microscopia

Figura 4c.1 – Cóclea

Voltar ao topo

<Voltar para Apostilas <Voltar Home