Temas Alunos | Temas Pacientes | Home |
D) SÍNDROMES VESTIBULARES
A análise dos padrões dos registros podem definir o local da lesão dentro do sistema vestibular (topodiagnóstico). Com o exame otoneurológico podemos classificar a patologia dentro das síndromes vestibulares em periféricas (irritativas ou deficitárias) e centrais (do ângulo ponto-cerebelar, da fossa posterior ou supra-tentoriais) que nos orientam para a pesquisa da etiologia através de exames complementares (bioquímicos, radiológicos, neurológicos, etc.).
1) Síndromes vestibulares periféricas: em relação à intensidade de resposta à eletronistagmografia são classificadas em deficitárias (com hiporreflexia absoluta ou relativa à eletronistagmografia) ou irritativas(hiperreflexia absoluta ou relativa à eletronistagmografia). Em relação ao local da lesão em endolabirínticas (comprometimento do labirinto), retrolabirínticas (comprometimento neural) ou não localizada.
2) Síndromes vestibulares centrais: são classificadas em síndromes da fossa posterior (de ângulo ponto-cerebelar, de cerebelo e de tronco cerebral), síndromes supra-tentoriais e indeterminada.