Temas Alunos | Temas Pacientes | Home |
A1d) LABIRINTO POSTERIOR
É a porção vestibular do labirinto, formado pelo sáculo e utrículo dentro do vestíbulo e pelos e canais e ductos semicirculares. São as porções periférica do aparelho vestibular. Seus órgãos sensoriais são asmáculas dentro dos sáculos e utrículos (quase perpendiculares entre si) e cristas ampolares dentro das ampolas dos ductos semicirculares.
d1) máculas (fig. 1d1) : são formadas por células ciliadas sobre as quais existe uma membrana gelatinosa (membrana dos otólitos) que contém pequenos grânulos calcários (otólitos). São estimuladas por alterações da posição da cabeça (os otólitos deslocam os cílios para um lado ou outro produzindo uma hiperpolarização ou despolarização das células).
Figura 1d1– Mácula, membrana dos otolitos e otolitos
d2) cristas ampolares (fig. 1d2): são formadas por células ciliadas mergulhadas em uma camada gelatinosa firme (cúpula) que se desloca dentro dos ductos semicirculares como resposta a movimentos giratórios da cabeça. Dependendo da posição e sentido de direção do movimento algumas cristas são estimuladas e outras são outras são inibidas.
Figura 1d2 – Crista ampolar e cúpula
O chamado Sistema Vestibular é dividido em periférico e central. O Periférico é formado pelo labirinto posterior e nervos vestibulares até sua entrada no tronco cerebral. O Central compreende o núcleo vestibular e suas conecções no SNC.